FTERJ – Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro

Fique por dentro dos critérios de auto-avaliação. Com essas definições, será possível descobrir em qual classe você deverá se inscrever.

___________ 5ª classe   (níveis 1.0  a 2.5 NTRP)

Jogador iniciante, ainda tem pouca ou nenhuma experiência em torneios. Tem conhecimento de todas as regras de jogos de simples e duplas.
Este jogador está começando a antecipar a trajetória das bolas, já consegue manter pontos com jogadores do mesmo nível e precisa aumentar sua experiência em torneios.

___________ 4ª classe (níveis 3.0 a 4.0 NTRP)

Tenista consistente em jogadas de média força, ainda tem pontos fracos a serem trabalhados nos golpes e está melhorando o controle quando tenta uma jogada com mais direção, profundidade e velocidade.Tenista Exibe um razoável jogo de rede e está aprimorando a técnica no jogo de duplas. Já consegue executar lobs, approachs e voleios com algum sucesso.

___________ 3ª classe (nível 4.5 NTRP)

Este tenista começou a se especializar em bolas mais rápidas e “spins”, está começando a desenvolver seu ritmo de jogo, tem boa movimentação em quadra e bom controle de profundidade nos seus golpes. Ele está começando a variar a sua tática em função do seu adversário, e já consegue sacar com força e precisão no primeiro serviço, colocando a bola em jogo no segundo serviço. Tem boa técnica de subidas à rede e voleio.

___________ 2ª classe   (nível 5.0 NTRP)

Tenista tem uma boa antecipação de jogadas e pelo menos um golpe ou característica que torna seu jogo consistente.  Pode ele executar winners ou forçar erros em outras bolas curtas, dominar voleios, executar sucessivos lobs, golpes curtos, half volleys e smashes com sucesso. Tem boa profundidade de quadra e “spin” em quase todos os segundos saques.

___________ 1ª classe (Níveis 5.5 a 7.0 NTRP)

Este jogador desenvolveu força e/ou consistência como sua principal arma. Ele pode variar de estratégia e estilos de jogadas numa situação de competição e têm batidas controladas em situação de pressão. Este tenista teve treinamento intensivo para competição em nível nacional desde as categorias Infantojuvenis. Obteve colocação em Rankings Internacionais, nacionais e estaduais.




Voltar